Dicas para alinhar a comunicação não verbal em reuniões e encontros virtuais
“Uma autoimagem forte e positiva é a melhor preparação possível para o sucesso”. Essa frase da psicóloga norte-americana Joyce Brothers sintetiza, de forma simples, as consequências da aplicação da imagem como ação profissional. A utilização dos recursos tecnológicos no cotidiano e em nossas jornadas laborais é uma realidade cada vez mais presente. Independentemente de onde se encontre, as reuniões físicas se complementam com as virtuais ou somente as virtuais, que em determinadas circunstâncias são as ferramentas exclusivas.
Não é fácil dirigir (ou participar) de uma reunião virtual, onde o tempo deve ser usado de forma cuidadosa as regras fixadas com clareza e os objetivos definidos. Somente dessa forma podemos garantir um resultado positivo e eficaz.
A seguir daremos algumas dicas para alinhar a comunicação verbal e não verbal em reuniões e encontros virtuais, mantendo a presença digital:
• Atenção aos olhares dispersos – Evite atender a outros elementos que não fazem parte da reunião.
• Gestos – Os gestos faciais humanizam as reuniões virtuais. Considere usar gestos mais sutis e ocupar menos espaço físico.
• Toques – Apoiar a cabeça entre as mãos, mexer constantemente nos cabelos, cruzar os braços e coçar o nariz, olhar o relógio com frequência são alguns exemplos negativos.
• Posturas – Atenção com as cadeiras com rodinha! Muita movimentação acaba incomodando distraindo o outro.
Em relação aos aspectos físicos:
• Roupas e acessórios – Ainda que mais simples siga com a sua rotina de cabelo, maquiagem e acessórios. Continue se vestindo para trabalhar.
• Distância espacial – Escolha bem o local de onde vai falar pensando em você e no outro. Lugar mais calmo e silencioso melhoram a qualidade do som fazendo com que você e os participantes estejam mais concentrados.
• Som e vídeo – Não se esqueça que o microfone e o vídeo são elementos indispensáveis. Esteja atento quando alguém estiver falando, deixe o seu microfone desligado e o vídeo ligado isso demonstra empatia com o que está falando.
Como vimos nos exemplos, tudo o que fazemos, mesmo no mais completo silêncio, demonstra sinais de comunicação não verbal. Os detalhes dos gestos e a aparência física são interpretados pelos outros que nos rodeiam. Transmitir uma mensagem correta, seja no âmbito virtual ou presencial, é a melhor preparação possível para o sucesso.