Planejamento e execução: ações que contribuem para a sua produtividade e saúde mental
Você se considera uma pessoa organizada? Incentiva o planejamento de tarefas dos seus funcionários?
Planejar é mais que controlar as atividades do dia a dia: é uma forma de gerir o tempo e conhecer com mais clareza as tarefas que precisam ser executadas.
Existem inúmeros formatos de planejamento. O melhor é aquele que atende os seus objetivos e você consegue seguir.
Um bom planejamento ajuda a ampliar a visão do todo e contribui com a objetividade das nossas ações, ou seja, ganho de tempo. Planejar também favorece a definição da prioridade e pendências do dia e até como a execução pode ser realizada: recursos, mão de obra adicional e a duração. Contribui ainda para o aumento do nosso foco e da nossa produtividade.
Contudo, de nada adianta estruturamos um planejamento incrível se não tivermos a AÇÃO. Essa será a sua fonte de sucesso e o grande diferencial do seu plano de atividades!
Aqui vão algumas dicas que podem contribuir para planejar e executar as tarefas do seu trabalho:
– Estabeleça pequenas pausas durante o dia
– Ao desempenhar uma tarefa mais desafiadora, tente fracioná-la em partes menores
– Procure esclarecer todas as suas dúvidas antes de iniciar uma nova atividade
– Estabeleça uma rede de apoio (não de fofocas) dentro da sua empresa
– Aproxime-se da sua liderança ou gestores
– Se possível, leve algum objeto pessoal (pode ser uma caneca) para o seu trabalho
– Planeje o seu dia
– Foque na sua tarefa e, ao concluí-la, comemore
Para aprimorar a execução dessas tarefas, existe um novo conceito que está se expandindo no mundo dos negócios: Deep Work. Você sabe o que é?
Deep Work é uma expressão em inglês que significa “trabalho focado”. Consiste na habilidade de mantermos o foco em uma determinada atividade sem permitir que as distrações nos atrapalhem.
É uma forma de otimizarmos o nosso tempo e reduzirmos as falhas já que a nossa atenção estará direcionada para a realização de apenas uma tarefa.
Parece difícil? Então está na hora de rever o seu planejamento no ambiente de trabalho e o seu posicionamento com os gestores.
Algumas empresas já reconhecem os benefícios do Deep Work e adotaram mudanças na sua rotina, como ajuste no horário de reuniões, envio de e-mails e até uso de aplicativos de celular. Quanto menor distração, maior produção.
Não consegue manter o foco? A boa notícia é que esta é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida em qualquer fase da vida. Só precisa do incentivo certo e disponibilidade.
Construa um bom planejamento contendo as prioridades, urgências e até os possíveis imprevistos do dia (inclusive com as soluções), identifique o máximo de distrações e mantenha o foco!