Transparência é o caminho: aprenda a usar os erros a favor do seu negócio
“Empresas são feitas por pessoas”. Se você concorda com essa afirmação, o que pensa da expressão “errar é humano”?
Pessoas não são perfeitas e podem falhar. Isso faz parte do processo de aprendizagem e nos ajuda a evoluir e desenvolver estratégias mais alinhadas com as nossas necessidades.
Se empresas são feitas por pessoas, e pessoas erram, por que esperar (ou divulgar) a perfeição? Será que esse é o caminho para atrair os melhores profissionais do mercado?
Existe uma nova tendência que preza pela transparência das empresas. Isto é, os acertos são apresentados, mas os problemas também.
O objetivo deste novo comportamento é mostrar que os desafios existem e que, exatamente por isso, o papel do colaborador é ainda mais importante para o crescimento da empresa. Desta forma, pessoas mais criativas, ousadas e resilientes acabam por escolher trabalhar onde sabem que farão a diferença.
Como consequência, consegue-se maior engajamento e colaboração entre os times e, principalmente, soluções para os antigos e novos desafios.
Ser transparente não é ser vulnerável: é ter clareza das suas reais necessidades.
Grandes empresas conquistaram o seu lugar no mercado porque não tiveram medo de errar. Elas perceberam que as falhas indicavam as possibilidades para o sucesso e ousaram seguir em frente adotando novas estratégias.
Enxergar os erros como tentativa de inovação não é uma habilidade comum em muitas lideranças, que continuam buscando apenas por resultados positivos
Tal atitude limita o potencial criativo da equipe e impossibilita o uso da falha como fator de crescimento para o seu negócio.
Desafios são oportunidades de melhoria e não indicadores de que a sua empresa está indo para o caminho errado. Aproveite para testar alternativas e ver qual funciona melhor para a sua realidade.
Quanto maior for a capacidade inovadora da sua empresa, maior também será a capacidade para formular soluções.
Saber usar o erro a nosso favor é uma habilidade valiosa. Não a desperdice.